Nidificação de Flamingos na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real St. António
- Agostinho Gomes
- 17 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Pela primeira vez em Portugal, os flamingos tiveram uma nidificação de sucesso.
Vi a colónia, pela primeira vez, a 21 de Abril de 2021, através do telescópio, a uma distância de +- 300 mts. Era uma grande extensão de flamingos, com muitos deles em pé, construindo os seus ninhos, e, outros sentados nos seus já construidos ninhos. Veio-se mais tarde a contabilizar 800 casais nidificantes. Presumi que já estariam a chocar, mas, só mais tarde, alguns dias depois, foi possível confirmar a postura.

Primeira observação a 21 de Abril 2021

Primeiro registo por telemóvel no telescópio
Mas todo este processo começou muito mais cedo! Foi a 22 de Novembro de 2020, quando eu, o Hugo Esteves e o José Carlota fomos fazer fotografia de abrigo a flamingos.
Muito antes do nascer do sol entrámos para o abrigo e ao fundo do tanque, lá estava um belo bando de flamingos. Quando começou o dia a clarear, começaram a movimentar-se, mas desta vez, fora do normal... irrequietos, grasnando constantemente, caminhando pelo tanque, uns atrás dos outros, sempre de pescoço levantado, girando a cabeça e abrindo as asas em simultâneo. Assistíamos a uma parada pré-nupcial ! ! ! O que nunca imaginámos é que iriam ficar em Castro Marim para nidificar!
Parada pré-nupcial a 22 de Novembro de 2020

A colónia

Os ninhos

Em finais de Maio, começaram a nascer as crias

Nem tudo foram rosas, para os flamingos... as gaivotas não os deixaram tranquilos.


A primeira estimativa de crias foi de 550 ind

Creche em movimento orientados pelos adultos



Vão crescendo, ficando mais fortes e resistentes...


15 de Agosto 2021. Dia da festa de Castro Marim, vi-os voar pela primeira vez! Completa-se o ciclo da vida, que vivam muitos anos e reproduzam-se em Castro Marim!!


Commentaires